Quarta-feira, dia 1 de maio,

iniciamos o Mês de Maria.

Fazemo-lo no contexto do Ano da Oração,

em preparação do próximo Jubileu.

Por regra será assim:

aos domingos, terças, quintas e sextas,

na Igreja Paroquial, às 18h15.

Às segundas, na Igreja Antiga, às 18h15;

às quartas, nos dias 1, 15 e 22,

às 21h00, fora da Igreja,

em locais diversos (cf. anexos)

teremos o Rosário na Cidade.

A nossa existência

é uma peregrinação, um caminho.

A nossa alma é uma alma migrante.

A Bíblia está cheia de histórias

de peregrinos e viajantes.

Não nos tornamos

homens e mulheres maduros,

se não sentirmos a atração do horizonte:

aquele limite entre o céu e a terra

que pede para ser alcançado

por um povo de caminhantes.

Rezar à mesa

antes e depois das refeições

Um dos principais lugares de partilha em família

é certamente a mesa, durante as refeições.

Este pode ser um primeiro momento

para rezar juntos em família,

agradecendo ao Senhor

pelo que foi recebido e rezando

pelos mais necessitados.

Desta forma, podemos aprender

que o pão de cada dia, que pedimos

com a oração do Pai Nosso,

Continuamos a celebrar a grande e a maior revolução da nossa história da salvação, que é a Páscoa de Cristo, a Páscoa da nossa liberdade e da nossa libertação. Somos filhos e herdeiros, somos instrumentos e frutos desta revolução maior do amor, mais forte que o pecado e a morte. Enraizados em Cristo, como ramos na videira, somos chamados a falar abertamente a todos de Jesus, com coragem intrépida, com ousadia, sem medo, desassombradamente, porque na verdade o Senhor, que interceta o caminho da nossa vida, converte-nos em seus discípulos missionários.

Partilhamos convosco uma proposta

para VIVER O ANO DA ORAÇÃO NO MÊS DE MARIA.

No caminho rumo ao Jubileu de 2025,

o Papa Francisco quis que este ano de 2024

fosse dedicado à oração.

E corremos o risco de o deixar «passar ao lado».

Correspondendo a este desafio de preparar o Jubileu de 2025,

transformando o ano de 2024 numa verdadeira ‘sinfonia da oração’,

queremos aproveitar este mês de maio, mês de Maria,

e a habitual prática da oração do rosário,

nas nossas comunidades,

Ressuscitou o Bom Pastor que deu a vida por nós! Desta Vida dada pelo Bom Pastor, brotam tantas vidas, hoje oferecidas pela vida dos irmãos: na alegria do amor familiar, na alegria do trabalho e do voluntariado por um mundo melhor, na alegria do serviço diaconal, na alegria do ministério sacerdotal, na alegria da vida consagrada, na alegria da vida missionária. Neste IV Domingo da Páscoa rezamos, pedimos e agradecemos todas as vocações, isto é, todas as respostas de amor ao amor de Deus por nós. Deixemo-nos hoje interpelar pela pergunta fundamental “Para quem sou Eu” e respondamos com generosa alegria ao chamamento do Senhor, a darmos a vida para a podermos alcançar.

Hoje, celebramos com alegria, o terceiro domingo da Páscoa e também o início da Semana de Oração pelas Vocações. Rezamos juntos por todos os chamados, por todos os peregrinos da esperança e da paz, que querem fazer a vontade de Deus, aqui e agora. É Páscoa, é tempo de nos alegrarmos, porque Jesus está Vivo e está connosco e convida-nos a deixarmo-nos encontrar por Ele, a vê-lo, a tocá-l’O, em cada situação e, a alimentarmo-nos d’Ele, na celebração desta Eucaristia. Hoje, de novo, Jesus está no meio de nós! Precede-nos e preside-nos. Tomemos consciência da Sua presença amorosa que não nos abandona e deixemo-nos contagiar pela alegria de nos sabermos amados e acompanhados por Aquele que dá a vida por todos e por cada um de nós.

Como funciona o Mercado das Sete Bocas?

Você cozinha e oferece

um bolo, uma bola, uns salgados,

uns aperitivos, umas delícias da casa…

que a Paróquia põe à venda,