Movimento Fé e Luz

Movimento Fé e Luz 2018/2019

Todos discípulos revolucionários!

“Na Igreja, graças a Deus, registra-se uma atenção difundida à deficiência nas suas formas física, mental e sensorial, e uma atitude de acolhimento geral. Contudo as nossas comunidades ainda têm dificuldade de praticar uma verdadeira inclusão, uma participação plena que se torne finalmente habitual, normal. E isto exige não só técnicas e programas específicos, mas antes de tudo reconhecimento e acolhimento dos rostos, certeza tenaz e paciente de que cada pessoa é única e irrepetível, e cada rosto excluído é um empobrecimento da comunidade. Também neste campo é decisivo o envolvimento das famílias, as quais pedem não só para serem acolhidas, mas estimuladas e encorajadas. As nossas comunidades cristãs sejam «casas» nas quais qualquer sofrimento encontre compaixão, onde cada família com a sua carga de dor e canseira se possa sentir compreendida e respeitada na sua dignidade. Como observei na Exortação apostólica Amoris Laetitia, «a atenção prestada tanto aos migrantes como às pessoas com deficiência é um sinal do Espírito. Pois ambas as situações são paradigmáticas: põem especialmente em questão o modo como se vive, hoje, a lógica do acolhimento misericordioso e da integração das pessoas frágeis» (n. 47)” (Papa Francisco, Discurso, 11.06.2016).

O Movimento Fé e Luz é um movimento de integração da Pessoa com Deficiência na Igreja e na sociedade. Fundado por Jean Vanier e Marie Hellene Mathieu, nasceu em Lourdes, França, numa Peregrinação de casais com filhos com deficiência intelectual. Desde então começaram a nascer pequenas comunidades nas diversas paróquias do mundo e em Portugal já lá vão 40 anos de vida em Fé e Luz.

A nossa comunidade reúne-se uma vez por mês, ao domingo, na Paróquia, para refletirmos sobre um tema que nos é proposto pelo Carnet de Route, este ano com o tema “Eis que faço novas todas as coisas”. Pelo que a junção deste tema com o nosso lema diocesano conduziu-nos ao desafio “todos discípulos revolucionários”.

É nosso objetivo acolher as famílias dos Amigos Especiais e amigos que queiram partilhar connosco a alegria do dom da vida! O encontro é dividido em 4 partes: missa, partilha, oração e festa. Para além destes encontros, fazemos o 4º tempo: dar um passeio, ir a uma festa de anos, fazer o campo de férias juntamente com outras comunidades… tudo o que for para animar a vida dos Amigos Especiais e suas famílias!

Dia

A definir

Julho

Comunidades de aprofundamento – Campos de férias