Viver o Ano da Oração no mês de Maria

Partilhamos convosco uma proposta

para VIVER O ANO DA ORAÇÃO NO MÊS DE MARIA.

No caminho rumo ao Jubileu de 2025,

o Papa Francisco quis que este ano de 2024

fosse dedicado à oração.

E corremos o risco de o deixar «passar ao lado».

Correspondendo a este desafio de preparar o Jubileu de 2025,

transformando o ano de 2024 numa verdadeira ‘sinfonia da oração’,

queremos aproveitar este mês de maio, mês de Maria,

e a habitual prática da oração do rosário,

nas nossas comunidades,

ara intensificar a nossa oração

e para aprendermos a rezar,

mais e melhor, como cristãos.

1.      Para isso, tomaremos, por regra, em cada dia, uma das 38 “Catequeses sobre a Oração”, que o Papa Francisco proferiu entre maio de 2020 e junho de 2021. Algumas ficaram de lado (a oração nas figuras do Antigo Testamento), valorizando os textos mais importantes e incisivos.

2.      Por regra, resumimos e distribuímos cada umas destas Catequeses do Papa, em cinco reflexões, que acompanharão a meditação dos cinco mistérios do Rosário.

3.      Algumas destas catequeses não seguem a ordem cronológica em que foram proferidas, mas estão «alocadas», segundo o seu tema, ao dia litúrgico mais afim: 13 de maio, Santíssima Trindade, Corpus Christi etc.

4.      Acrescentamos ainda a esta proposta, a partir das Catequeses sobre a oração, algumas em “Especial, para determinados dias: 1 (São José, operário), 12 e 13 (Nossa Senhora da Fátima), 18 e 19 de maio (Vigília e Dia de Pentecostes), 20 (Dia de Maria, Mãe da Igreja – 2.ª feira seguinte ao Pentecostes), 15 (Dia Internacional da Família), 25 e 26 (Sábado e Domingo da Solenidade da Santíssima Trindade) e 31 (encerramento do mês mariano). Podem ser usadas em alternativa às catequeses sobre a oração, - perdendo-se uma pouco a sequência da catequese - mas reforçando o sentido litúrgico deste dia.

5.      Devem que há um ficheiro do Guião completo para todo o mês e um (ou mais) ficheiro(s) por cada dia, para facilitar a partilha e eventual impressão de apenas um dos dias, para determinadas pessoas ou grupos, que assumem a oração, numa determinada data.

6.      O trabalho foi “duro” e obviamente carece ainda de alguma revisão de texto e da “poda” de adaptação, que cada um poderá ainda fazer, adaptando-o à sua realidade pastoral.

7.      Da nossa parte quisemos dar um contributo. Que vos seja útil.

Padre Amaro Gonçalo Ferreira Lopes

Padre Artur José Dias Moreira