Default Style

Lorem ipsum dolor sit amet, consectet adipiscing elit. Praesent eu odio erat, ac imperdiet justo. Nullam elementum enim et nulla tristique quis sagittis .Donec ornare ipsum tortor; gravida sodales enim aliquam sed

Module Class Suffix: "default"

"box1" style

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean com modo dolor.Cum sociis natoque penatibus et magnis dis turi parturient.

Module Class Suffix: "box1 fa-thumbs-o-up"

"box2" style

Lorem ipsum dolor sit amet, consectet adipiscing elit. Praesent eu odio erat, ac imperdiet justo. Nullam elementum enim et nulla tristique quis sagittis ac .

Module Class Suffix: "box2 fa-envelope-o"

"box3" style

Module Class Suffix: "box3 fa-pencil"

Laudato Si' e Zeladoras

ZELADORAS DOS ALTARES 2019/2020

ABRIR CAMINHOS DE BELEZA

“Cuidar do anúncio da Palavra, da beleza e da harmonia das celebrações de todos os sacramentos, de modo que estas sejam, em si mesmas, evangelizadoras, mesmo para aqueles que participam ocasionalmente em celebrações de batismos, festas da catequese, matrimónios ou exéquias”(PDP 2019|2020, Proposta 23, p.19).

A Paróquia conta com oito zeladoras, para a decoração floral da Igreja Paroquial e da Igreja Antiga. É-lhes sugerido:

• Fazer do arranjo floral uma experiência de oração e de encontro com Deus.
  • Proporcionar aos outros a experiência da beleza, que é via de acesso para o encontro com Deus.
  • Promover a decoração em correspondência, respeitando as normas litúrgicas, especialmente as seguintes:
    • na ornamentação da igreja deve tender-se mais para a simplicidade do que para a ostentação;
    • na escolha dos elementos decorativos, procure-se a verdade das coisas e o que contribua para a formação dos fiéis e para a dignidade de todo o lugar sagrado;
    • o presbitério é o lugar onde sobressai o altar, onde se proclama a palavra de Deus e onde o sacerdote, o diácono e os outros ministros exercem as suas funções; este deve distinguir-se oportunamente da nave da igreja, ou por uma certa elevação, ou pela sua estrutura e ornamento especial;
    • o altar sobre o qual se celebra deve ser coberto ao menos com uma toalha branca, que, pela sua forma, tamanho e ornato, deve estar em harmonia com a estrutura do altar;
    • sobre a mesa do altar, apenas se podem colocar as coisas necessárias para a celebração da Missa, ou seja, o Evangeliário desde o início da celebração até à proclamação do Evangelho; e desde a apresentação dos dons até à purificação dos vasos, o cálice com a patena, a píxide, se for precisa, e ainda o corporal, o sanguinho e o Missal;
    • os castiçais prescritos para cada ação litúrgica, em sinal de veneração e de celebração festiva (cf. n. 117), dispõem-se em cima do próprio altar ou em volta dele, como for mais conveniente, de acordo com a estrutura quer do altar quer do presbitério, de modo a formar um todo harmónico e a não impedir os fiéis de verem facilmente o que no altar se realiza ou o que nele se coloca;
    • A ornamentação com flores deve ser sempre sóbria e, em vez de as pôr sobre a mesa do altar, disponham-se junto dele;
    • no tempo do Advento ornamente-se o altar com flores com a moderação que convém à índole deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor;
    • no tempo da Quaresma não é permitido adornar o altar com flores. Excetuam-se, porém, o domingo Laetare (IV da Quaresma), as solenidades e as festas.
  • Em termos práticos, neste ano deve valorizar-se o batistério.
  • As zeladoras devem receber uma comunicação, por sms, por parte do secretário paroquial, até à quinta-feira anterior, quanto à necessidade ou não dos arranjos florais, por ocasião de casamentos e batizados na Igreja Antiga.
  • As zeladoras da Igreja Antiga devem dinamizar iniciativa 24 horas para o Senhor, no sábado, 21 de março de 2020, das 07h30 às 08h00.

GRUPO LAUDATO SI’

CUIDAR DA CASA COMUM

Laudato si’ [Louvado sejas!] são as primeiras palavras do Cântico das Criaturas de São Francisco, com as quais o Papa Francisco abre o texto da sua Encíclica social sobre “o cuidado da Casa comum”. Ali aborda as grandes questões ecológicas, numa perspetiva integral, desenvolvendo as suas dimensões humana, social, cultural e educativa.

Nesta perspetiva gostávamos de poder contar com um grupo de voluntários que se associassem à limpeza dos espaços, ao cuidado dos jardins, à reciclagem do lixo, etc. Este grupo poderá também cuidar por propor ações de sensibilização e medidas concretas de aplicação do espírito da Laudato Sí na comunidade cristã.

O Grupo Laudato Sí tem em vista sensibilizar e promover na comunidade o Cuidado da nossa Casa Comum. Quer trabalhar em parceria com jovens e escuteiros emações de sensibilização e divulgação, para a promoção de uma ecologia integral.

Nesta dimensão caberia também o grupo das Zeladoras dos Altares e dos arranjos das Igrejas.

Representante deste grupo no Conselho Paroquial de Pastoral: Paula Cristina Lopes Carvalho Santos

Opening Hours

• Monday - Friday: 8:00am - 11:00am | 1:30pm - 17:00pm