Mensagem do Pároco aos Pais e Catequizandos

Mensagem do Pároco aos Pais e catequizandos em novo confinamento.

Caríssimos pais e catequizandos:

Eis-nos em mais um confinamento geral. Mais uma prova de resistência, mais uma oportunidade de resiliência, mais um tempo de graça, para o crescimento na fé, na esperança e no amor.

Este tempo constitui mais um desafio a cuidarmos ainda mais uns dos outros, como vos anunciei em recente Nota Pastoral, de modo que todos os membros da comunidade se sintam todos irmãos, em comunhão fraterna, sem que ninguém seja esquecido ou fique para trás. Somos todos cuidados uns pelos outros e somos todos cuidadores uns dos outros. Este é um tempo para estarmos em casa, mas não ocasião para desviarmos os olhos do coração de quem mais precisa de uma atenção, de uma palavra, de uma ajuda. Estejamos mais atentos. Usemos os meios digitais. Prestemos a ajuda que estiver ao nosso alcance.

Com a suspensão das celebrações com participação presencial do povo, somos desafiados a prosseguir o caminho já iniciado de fazer das nossas famílias “lugares de comunhão, cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas”. Por isso, ainda se afigura mais oportuna a proposta de uma liturgia familiar. Fizemo-lo até há pouco em vídeo para mostrar que é possível e é breve. Fazemo-lo sempre em ficheiro de texto, para que cada família o use de acordo com as suas possibilidades. Vivamos este Domingo da Palavra, meditando em casa a Palavra de Deus. No nosso site, estão disponíveis muitas propostas.

Iremos transmitir, regularmente, pelo Facebook, a celebração vespertina da Eucaristia Dominical, aos sábados, às 16h00, pensando nos Catequizandos e suas famílias. Fá-lo-emos também aos domingos, às 11h00. É uma forma de acompanharmos a vida da nossa comunidade, de estarmos unidos, em ligação, em comunhão espiritual. Não é por não podermos participar na Missa, que deixaremos de viver o domingo, dando mais atenção à família, à oração familiar, à escuta da Palavra de Deus, à Caridade para com o próximo. Não deixemos que o domingo seja um dia como os outros: façamos dele o dia do Senhor, o dia que o Senhor fez para nós, o senhor de todos os dias.

Neste novo confinamento, a comunidade vê-se mais uma vez afetada, no que se refere ao contributo habitual dos fiéis nas celebrações. Esperamos, tal como aconteceu no primeiro confinamento, que os fiéis estejam atentos às necessidades da sua Igreja, da sua Casa, para que a nossa Igreja possa acudir às necessidades de quem a procura ainda mais nestes tempos de pandemia. Por isso, permanece atual o desafio: dar para cuidar. Podem fazê-lo, de preferência, por transferência bancária. Em caso de necessidade, não hesitem em pedir ajuda.

Estamos às portas do Domingo da Palavra. Tínhamos muitas sugestões. Ficaremos por algumas. Se quiserem fazer connosco o exercício da lectio divina, no próximo sábado, às 21h30, podem usar este link (ID da reunião: 815 2531 0019 | Senha de acesso: 377671).

À medida que o tempo avança, iremos propondo outras formas de proximidade, de contacto, de evangelização, pelos meios digitais.

Que o Senhor nos ensine a edificar a nossa família sobre a rocha firme da Palavra de Deus. Veja no site dez formas de o fazer em família.

A todos, um grande abraço e que Deus a todos abençoe.

Vosso Pe. A. Gonçalo

23.1.2021