Diáconos

Nesta comunidade, dois homens casados exercem o ministério ordenado de diáconos permanentes, ordenados a 8 de dezembro de 2010. São a expressão sacramental de Cristo, que veio para servir e não para ser servido. Com o seu ministério querem dar um sinal de que aqui estamos todos, não ao serviço da comunidade, mas ao serviço na comunidade. Colaboram em estreita comunhão com o pároco, por mandato do Bispo Diocesano.

A Constituição Dogmática sobre a Natureza e Missão da Igreja, do Concílio Vaticano II, refere-se aos diáconos nestes termos:

“Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos «não em ordem ao sacerdócio mas ao ministério». Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da Liturgia, da palavra e da caridade.

É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimónio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura.

Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: «misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos»” (Lumen Gentium, 29).

Diácono António Benjamim Matos de Figueiredo

Nasc.: 08/Out/47 - Ord.: 08/Dez/10