Liturgia e Homilias na Solenidade da Imaculada Conceição 2021

Homilia na Solenidade da Imaculada Conceição 2021

A Palavra de Deus põe em contraste, quase como num filme a preto e branco, a pureza e a beleza de Maria, a cheia de graça, e a nudez envergonhada do primeiro par humano a tentar esconder a sujidade do pecado. O sim humilde da escuta obediente de Maria, toda ouvidos à Palavra que vibra nas mais íntimas fibras do seu coração, contrasta com o não arrogante e desobediente do par humano, que faz orelhas moucas às palavras loucas de Deus. Este contraste entre a santidade de Maria e o pecado das origens estimula-nos a este desafio, no âmbito da nossa dinâmica pastoral: limpar os sapatos, para sair da lama do pecado, o que pressupõe limpar os ouvidos, para escutar com humildade. Permitam-me expor estas duas imagens que se completam: limpar os sapatos e limpar os ouvidos.

1. Limpa os teus sapatos!A minha mãe dizia que nada estaria limpo em nós se os nossos sapatos estivessem sujos. Isto trouxe-me à mente uma visão de Santa Hildegarda. Descreve esta mística alemã: «No ano de 1170, estive durante longo tempo doente na cama. Então, física e mentalmente acordada, vi uma mulher de uma beleza tal que a mente humana não é capaz de compreender. A sua figura erguia-se da terra até ao céu. O seu rosto brilhava com um esplendor sublime. O seu olhar estava voltado para o céu. Trajava um vestido luminoso e fulgurante de seda branca e um manto guarnecido de pedras preciosas. Nos pés, calçava sapatos de ónix. Mas o seu rosto estava salpicado de pó, o seu vestido estava rasgado do lado direito. Também o manto perdera a sua beleza singular e os seus sapatos estavam sujos por cima. Com voz alta e pesarosa, a mulher gritou para o céu: “Escuta, ó céu: o meu rosto está manchado! Aflige-te, ó terra: o meu vestido está rasgado! Treme, ó abismo: os meus sapatos estão sujos”. Era uma visão da impureza da Igreja, que, em vez de se apresentar ao mundo como Esposa de Cristo, santa, pura e imaculada, à imagem de Maria, tinha os sapatos sujos, porque muitos, a começar pelos ministros da Igreja, – dizia a Mulher –“sujam os meus sapatos, porquenão caminham por estradas direitas, nem dão bom exemplo”. Irmãos e irmãs, esta visão parece dizer-nos: não se limpam os sapatos nem se lavam os pés lavando as mãos, como Pilatos, da nossa responsabilidade, acusando a mulher ou culpando os outros de todas as desgraças. Não há outra maneira de limpar os sapatos do que sujar as mãos na luta por uma Igreja mais santa. E por onde começar a limpeza da Igreja? Pelos outros? Não. Começo a limpeza da Igreja por mim, limpando os sapatos dos meus passos mal andados!

2. Limpa os teus ouvidos! É importante saber escutar, de ouvid0s limpos, sem a cera e a pressa das respostas tipo pronto a vestir. Em tempo de Sínodo, para falar com coragem é preciso aprender a escutar com humildade. E para escutar com humildade é preciso libertar a mente e o coração de preconceitos, de ideias feitas e contrafeitas sobre aqueles a quem escutámos, que funcionam como ruídos na comunicação. Para escutar com humildade, não se pode emprenhar pelos ouvidos; é preciso ter os ouvidos limpos, prontos a acolher, mesmo sem compreender o que os outros nos dizem, como um modo através do qual o Espírito Santo nos pode falar. Uma Igreja sinodal é uma Igreja onde todos se escutam: cada um à escuta dos outros e todos à escuta do Espírito Santo. Maria, no seu silêncio fecundo, ensina-nos a escutar Deus, até ouvir com Ele o grito do seu povo e a escutar o povo, até ressoar nele a vontade de Deus. Não insonorizemos o coração, não nos blindemos nas nossas certezas. Escutemo-nos, mais e melhor.

3. Neste itinerário sinodal, interroga-te sinceramente: Como estás quanto à escuta? Como funciona o ouvido do teu coração? Em família e na Igreja, a quem dás mais ouvidos? Deixas que as pessoas se exprimam até ao fim? A quem não tens prestado a atenção devida? Dás ouvidos à Igreja? Sentes que a Igreja te dá ouvidos?

Neste Advento de 2021, aproxima-te de alguém, inclina o ouvido do teu coração, ao jeito de Maria, e diz ao teu irmão mais ignorado, à tua irmã menos atendida: Eis-me aqui. Sou todo(a) ouvidos para ti!