Liturgia e Homilias no I Domingo da Quaresma B 2021

Todos juntos na arca da Aliança! Este é propósito que nos guia, neste caminho da Quaresma à Pascoa de 2021. Deus chama-nos a viver em aliança com Ele! Esta vida em aliança começa no Batismo. As águas destruidoras do dilúvio nos tempos de Noé dão lugar às águas batismais que nos salvam do naufrágio do pecado. Por isso, desde a origem da tradição cristã, toda a Quaresma se tornou uma preparação para o Batismo. “Na noite de Páscoa, renovaremos as promessas do nosso Batismo, para renascer como mulheres e homens novos por obra e graça do Espírito Santo” (Papa Francisco, Mensagem para a Quaresma 2021).Entremos, como Noé e todos os seus, todos juntos na arca da aliança, para salvar a família, para salvar o mundo, nossa Casa Comum!

Homilia no I Domingo da Quaresma 2021

1. Todos juntos na Arca da Aliança. É o propósito que nos guia neste caminho para a Páscoa, em família e com todas as famílias. Como «um pai de família, que tira coisas novas e velhas do seu tesouro» (Mt 13,52), vamos descobrir, juntos, os tesouros mais belos, que a vida em família nos oferece. E, hoje, o tesouro a descobrir é o da nossa Casa Comum. Não apenas da nossa casa de família, onde por estes dias nos confinamos para evitarmos o contágio do vírus, mas desta Casa universal, desta nossa Casa Comum, Casa de todos, habitada pela única família humana. É o nosso mundo, a Criação inteira, que precisamos de aprender a cuidar, para viver em aliança de paz com o mundo que nos rodeia!

2.A cena bíblica da construção da arca de Noé e da aliança que se lhe segue, é muito inspiradora, para nós. Fixemo-nos em três aspetos:

2.1. Num tempo em que a desordem do coração humano, por causa do vírus do pecado, atingiu o seu pico, Deus chama Noé a construir uma arca. Lá se abrigam ele, a sua mulher, os seus filhos e as esposas dos seus filhos. Numa palavra, é toda uma família que é poupada à destruição e que ficará para sempre como a semente de esperança de uma nova humanidade. O mundo recria-se sempre a partir da família. A esta luz, também nós devemos cuidar da nossa casa familiar, como abrigo, como lugar de salvação, para preservar o mundo do contágio do mal. O apelo “fique em casa” é oportunidade para cuidarmos mais uns dos outros em família e preservarmos a vida de todos. Deste modo, este não será um tempo vazio ou perdido, mas um tempo de oportunidades, um tempo preenchido pela graça de Deus!

2.2. Noé guarda dentro da arca não só a sua família, mas também os animais, de modo a garantir a sobrevivência das espécies. É um tempo de confinamento que dura 40 dias e 40 noites, esta sim, uma verdadeira quarentena. São os 40 dias necessários para fazer com que o coração humano mude a sua relação com Deus, com os irmãos e com todas as criaturas e assim a Terra se regenere. A esta luz, vivamos a nossa quarentena, dentro de casa, como oportunidade de mudança, para reforçar os laços da Aliança não só com os de nossa Casa, mas também com a criação inteira, à imagem de Jesus, que “vivia em paz entre os animais selvagens”. Bela imagem de uma aliança de paz com toda a criação!

2.3. Bem vistas as coisas, aaliança com Noé e a sua descendência ajuda-nos a tomar consciência do valor que o mundo, nossa Casa Comum, tem aos olhos de Deus. A aliança com Noé mostra-nos como tudo está interligado: o cuidado dos irmãos, o cuidado da família e o cuidado da Terra, nossa Casa Comum (cf. LS 70). Mas insisto: é a partir da nossa casa familiar que aprendemos a cuidar da Casa Comum.“Na família, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida, como, por exemplo, o uso correto das coisas, a ordem e a limpeza, o respeito pelo ecossistema local e a proteção de todas as criaturas” (LS 213).

3.Como cuidar então da Casa Comum, a partir da nossa Casa familiar, numa aliança entre a humanidade e o ambiente (cf. LS 209-215)? Há que “evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias” (LS 211). Tudo isto pode fazer parte de um programa de “jejum e abstinência”, de poupança e moderação, nos consumos de comida, água, luz, em tempo de quarentena.

Durante esta semana, procuremos valorizar este tesouro da nossa Casa Comume rezemos em família: “Senhor, ensinai-nos a guardar com amor este tesouro da nossa Casa Comum. Fazei de nós um arco-íris de harmonia e de paz, entre nós e entre todas as criaturas. Ele será o sinal promissor da vossa eterna aliança”!