Liturgia e Homilias no XVII Domingo Comum A 2023

As Paróquias de Nossa Senhora da Hora e de Guifões receberam 33 egípcios e 5 croatas, em famílias de acolhimento. A eles se juntaram os nossos jovens e aqueles que os acompanham: 66 da Senhora da Hora, 13 de Guifões. Pelo sonho, é que vamos!  Irmãos e irmãs: Celebremos esta Eucaristia, com a alegria própria de quem encontrou em Cristo o tesouro e a pérola da alegria e da sabedoria. Preparemos, desde já, os nossos corações, invocando a misericórdia do Senhor.

HOMILIA NO XVII DOMINGO COMUM A 2023

DIAS NA DIOCESE | PRÉ-JORNADAS

1. É pelo sonho que vamos! O sonho comanda a vida. E Salomão não é um grande navegador português, mas é um grande sonhador. É um jovem – como tantos de vós – com o mundo inteiro nas mãos: tem saúde e juventude, tem o poder de mudar o mundo. Mas não cede à tentação do sucesso imediato, de quem deseja ter tudo e já. Na verdade, os sonhos mais belos não acontecem num instante, mas através de um crescimento e de um processo de maturação da vida. Crescem em caminho, em diálogo, no relacionamento com os outros (cf. Papa Francisco, Mensagem para o 3.º Dia Mundial dos Avós)! Por isso, Salomão – que se reconhece muito novo e como alguém que não sabe como proceder – não aspira a uma longa vida, nem a riquezas, nem a vitórias retumbantes. O jovem Salomão pede a Deus o dom da sabedoria, pede um coração inteligente, um coração capaz de escutar, de discernir e de decidir, para bem governar a sua vida e a do seu povo. Na verdade, os múltiplos saberes dos livros e os grandes poderes da ciência e da técnica, não nos bastam para nos orientarmos na vida. Precisamos do dom da sabedoria.

2. E onde poderemos encontrar este tesouro de sabedoria, para orientar a vida e a alcançar na sua plenitude? Encontramo-la em Cristo. Ele é a Palavra e a Sabedoria do Pai. Ele dá ao nosso coração uma alegria maior. Diz o Papa Francisco: «A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira, daqueles que se encontram com Jesus. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria»! (Evangelii Gaudium, 1). Por isso, quem encontra Jesus, ou se deixa encontrar por Ele, faz a figura do homem que vendeu tudo para comprar o campo onde estava o seu tesouro ou a figura do negociante que vende tudo para comprar pérola precisa. O preço desta alegria é a vida toda, é para toda a vida. Não se pode encontrar a alegria do Senhor, a meias, em part-time. Nada do que deixámos, vendemos, largámos, para encontrar Cristo, se pode comparar à graça e a alegria de O termos encontrado!

3. Queridos adolescentes e jovens, queridos irmãos e irmãs:  toda a sabedoria de que precisamos para a vida não se pode limitar aos atuais recursos de comunicação e informação. Que importa recorrer à internet, à inteligência artificial, ter o google na ponta dos dedos e um GPS à mão, se não sabemos ainda de onde vimos, se não sabemos onde estamos, se não sabemos para quem somos, se não temos aquela sabedoria do coração, para encontrar um caminho com saída para a vida plena?! Podemos, por exemplo, encontrar uma fonte de sabedoria, nos nossos avós e idosos. Quando eles ainda sonham, também vós, jovens, podereis alcançar uma visão grandiosa para a vida. Por isso, diz um provérbio egípcio: «Se não houver um idoso na tua casa, procura-o, porque ser-te-á de grande proveito».

4. Hoje quero pedir a Deus que vos dê, sobretudo a vós, adolescentes e jovens, como deu ao jovem Salomão, a capacidade de sonhar alto, de sonhar grandes ideais, de sonhar o próprio sonho de Deus. Que esse exercício libertador de sonhar desperte em vós a capacidade de arriscar e de assumir os grandes desafios da vida. Quando sonhamos coisas grandes, coisas belas, aproximamo-nos cada vez mais do sonho de Deus, do Seu desígnio de amor por nós e para nós. Sonhai que o mundo pode mudar. E sede protagonistas dessa mudança. Sede homens e mulheres com paixões e sonhos, porque “é pelo sonho que vamos” diz o poeta português Sebastião da Gama. Sim. “Pelo sonho é que vamos. Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos. Chegamos? Não chegamos? – Partimos. Vamos. Somos”.

5. Queridos adolescentes e jovens, da Senhora da Hora e de Guifões, do Egito e da Croácia: que esta Jornada Mundial da Juventude, há tanto tempo por nós sonhada, vos ajude a descobrir Cristo, como tesouro e pérola da vossa vida, para que a Sua alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa (João 15,11)! Pelo sonho, é que vamos!