Associação Festas de Nossa Senhora da Hora

Associação Festas de Nossa Senhora da Hora 2017/2018

“«Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria». É isso que queremos continuar a fazer: olhar para além das paredes do templo e, movidos pelo amor de Deus, renovar, com alegria e generosa amplidão, a nossa relação com o próximo. Confiemos de novo e sempre esta amada Igreja do Porto a Maria, Mãe da Igreja, para que nos sintamos movidos pelo amor de Deus e façamos, com renovado vigor e alargado horizonte de amor aos irmãos, da alegria do Evangelho a nossa missão” (Plano Diocesano de Pastoral 2017/2018, Pórtico, pp. 6-7).

A Associação Festas de Nossa Senhora da Hora continuará a sua missão de organizar as Festas em honra da nossa Padroeira, que, no presente ano pastoral, deverão começar a 25 de abril (dia do centésimo aniversário da ereção canónica da paróquia) e terminar a 13 de maio. A “Quinta-feira da Ascensão”, dia maior da nossa Festa, cai a 10 de maio. A procissão de velas realizar-se-á na véspera, 9 de maio, em itinerário a propor.

I. Objetivo pastoral: propor a Virgem Maria, como modelo de caridade

Procurará contribuir para a realização dos objetivos do Plano Diocesano, no âmbito da celebração da fé, de entre os quais, o compromisso de “apresentar a Virgem Maria e os Santos como modelos de caridade”, através da “valorização da oração mariana e dos santuários como lugares de espiritualidade” (Plano Diocesano de Pastoral 2017/2018, pp. 50-51).

II. Programa das Festas

O programa será semelhante ao de anos anteriores, acrescentando a este uma exposição fotográfica, na Igreja de Nossa Senhora da Penha, com imagens dos cartazes e da vivência das Festas, ao longo destes cem anos.

III. Estatutos e órgãos sociais da Associação

A projetada alteração da designação e estatutos da atual Associação (NIF 510148751) e da sua reconversão à ainda vigente Irmandade de Nossa Senhora da Hora e São Bartolomeu (com os últimos estatutos aprovados pela cúria diocesana em 2005) foi posta de lado, porque implicaria a cessação dos donativos públicos, nomeadamente da Câmara Municipal, por então se tratar de uma entidade religiosa. Foi proposto que a assembleia geral pudesse efetivamente contar com alguns elementos, destacados de entre aqueles que têm manifestado disponibilidade para ajudar na organização logística e religiosa das festas. Assim se compõem os órgãos sociais da Associação Festas de Nossa Senhora da Hora:

Direção

Pe. Amaro Gonçalo Ferreira Lopes - Presidente

António José de Carvalho Valente - Tesoureiro

Reinaldo Valério da Silva Simões - Secretário

Assembleia Geral

Joaquim Manuel Vieira - Presidente

Margarida Marques Sapudo - Secretária

Laura Correia Gonçalves Amorim da Mouta - Vogal

Conselho Fiscal

Joaquim Gomes Teixeira - Presidente