Liturgia e Homilia na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus 2023

Salve 2023, Ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo! De Cristo vivo, o mesmo ontem hoje e por toda a eternidade (Hb 13,8). Nós Te saudamos Ano Novo de 2023. Nós Te saudamos, Ano Novo, com os olhos postos no Menino Deus, ao colo de Maria, Sua Mãe. Ele é Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, e por isso, nós entramos no Ano Novo, deixando-nos olhar, abraçar e guiar por Maria, a quem aclamamos hoje, como Santa Mãe de Deus. Nós Te saudamos Ano Novo de 2023, com os olhos postos na pressa dos pastores, que acorrem ao Presépio, para o encontro pessoal com Cristo vivo e sentimos, como eles, que há «pressa no ar», neste dia inaugural do Ano Novo de 2023, Ano da Jornada Mundial da Juventude. Nós Te saudamos Ano Novo de 2023, neste 56.º (quinquagésimo sexto) Dia Mundial da Paz, com os olhos postos em Cristo vivo, o Príncipe da Paz, daquela Paz que o mundo não pode dar a si mesmo, mas que Deus Pai nos concedeu, enviando o seu Filho ao mundo. Nesta oitava do Natal, os nossos corações voltam-se para Belém, onde ressoa o primeiro choro do Príncipe da Paz. Na realidade, enquanto nos é dado o Príncipe da paz, ventos de guerra continuam a soprar, gelados, sobre a humanidade. Neste Dia, rezemos, juntos, de mãos dadas e mais intensamente pela Paz.

Homilia na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus 2022

1. Há pressa no ar!Assim cantamos no belo Hino da Jornada Mundial da Juventude, que marcará indelevelmente o Ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2023. E, nesta Oitava do Natal, junta-se à pressa da Santa Mãe de Deus, a pressa dos Pastores dos Campos de Belém, para ver, saudar e servir o Salvador, que acaba de nascer (cf. Lc 2,15-16). É a pressa de quem quer ver com os próprios olhos e tocar com as próprias mãos o que ouviu dizer sobre Aquele Menino. Esta é a boa pressa do caminho de saída de si mesmo ao encontro de Cristo, a boa pressa da salvação a abraçar, a boa pressa do Amado, que o Amor faz correr sem se cansar (cf. Ct 2,8). É a boa pressa de quem sabe colocar as necessidades do outro acima das suas. Quando os nossos passos são habitados por Deus, como os de Maria e os passos dos Pastores, eles conduzem-nos diretamente ao coração de cada um dos nossos irmãos e irmãs. Uma boa pressa impele-nos sempre para o Alto e para o outro! Daqui poderíamos desenhar um primeiro desafio para o novo Ano que hoje começa e para um tempo que passa muito depressa: transformemos a nossa correria de vida em maior prontidão para acolher, escutar e servir os outros. Andemos depressa, sim, mas não passemos ao lado da vida. Evitemos aquela agitação paralisante, que nos leva a viver superficialmente, a tomar tudo levianamente, sem empenho nem atenção, sem nos envolvermos nem concentrarmos verdadeiramente no que fazemos; fujamos daquela má pressa, quando vivemos, estudamos, trabalhamos e convivemos com os outros, sem colocarmos nisso a cabeça e menos ainda o coração. A nossa pressa seja apenas a de quem deseja abreviar o seu próprio tempo, para o oferecer mais generosamente à escuta e ao serviço dos outros. Seria um bom propósito neste início de ano, esforçarmo-nos por encontrar mais tempo para Deus e para o próximo. Se encontrarmos tempo para doar, acabaremos maravilhados e felizes, como os Pastores. Maria, que trouxe Deus ao tempo, nos ensine e ajude a dar o melhor do nosso tempo, para que ele seja sempre conjugado como presente!

2. Abraça o presente!Precisamente, porque o tempo passa depressa, abraça o presente, como Maria, Mãe do Tempo Novo. Maria abraça o presente, que é Cristo vivo, o mesmo ontem, hoje e sempre. N’Ele, Maria abraça a eternidade de Deus, que encarnou na plenitude dos tempos. Maria abraça o presente que é Cristo vivo e nele abraça – como dirá Santo Agostinho, “o presente das coisas passadas, o presente das coisas presentes e o presente das coisas futuras”. Maria – como nos dizia o Evangelho de hoje – «conservava todas estas coisas, ponderando-as em seu coração» (Lc 2, 19). Por outras palavras, Maria tomava tudo a peito, abraçava tudo, ventos contrários e eventos favoráveis. E tudo ponderava, isto é, tudo levava a Deus. Da mesma forma, Maria tem a peito a nossa vida, a tua vida. Ela deseja abraçar o nosso presente, o teu presente, com todas as nossas situações, e apresentá-las a Deus. Ela é a Mãe sempre presente. Maria abraça, com a sua presença materna, o teu presente!

3. Deixa-te então abraçar por Maria, a Mãe de Deus, que te abraça.Deixa que Maria abrace a tua vida! Coloca nas suas mãos os teus sonhos e preocupações, os teus projetos e desejos, as tuas esperanças e os teus votos de paz, para este novo ano. Juntos, rezemos assim:

Santa Mãe de Deus, nós Te consagramos o Ano Novo de 2023. Tu, que sabes guardar todas as coisas no Teu coração, abraça-nos e cuida de nós em todo o tempo.  Abençoa o tempo presente e ensina-nos a encontrar tempo para Deus e para os outros. Dá-nos a boa pressa dos teus passos, para sairmos, com todo o tempo do mundo, ao encontro de quem mais precisa. Santa Mãe de Deus, cuida especialmente dos jovens, que são o agora de Deus, com os seus sonhos e anseios, para que recomecem a despertar e a abrir as suas asas e reencontrem o sabor de voar alto.Mãe do Príncipe da Paz, faz-nos acreditar e esperar que sobre o ódio vença o amor, sobre a mentira prevaleça a verdade, sobre a ofensa vença o perdão, sobre a guerra prevaleça a paz. Assim seja!