Movimento Fé e Luz

Vinde e vede.

O Movimento Fé e Luz é uma comunidade de encontro, de oração, de amizade e de festa, que apoia famílias que têm filhos com deficiência mental. O movimento reúne-se mensalmente em torno de atividades propostas pelo Carnet de Route, com a participação entusiasta dos Amigos Especiais e das suas Famílias, dos Amigos Jovens e do Pároco que é o assistente espiritual.

O Movimento Fé e Luz é um movimento de integração da Pessoa com Deficiência na Igreja e na sociedade. Fundado por Jean Vanier e Marie Hellene Mathieu, nasceu em Lourdes, França, numa Peregrinação de casais com filhos com deficiência intelectual. Desde então começaram a nascer pequenas comunidades nas diversas paróquias do mundo e em Portugal já lá vão 40 anos de vida em Fé e Luz. A nossa comunidade reúne-se uma vez por mês, ao domingo, na Paróquia, para refletirmos sobre um tema que nos é proposto pelo Carnet de Route, este ano sob o tema "Vinde e vede".

É nosso objetivo acolher as famílias dos Amigos Especiais e amigos que queiram partilhar connosco a alegria do dom da vida! O encontro é dividido em 4 partes: missa, partilha, oração e festa. Para além destes encontros,fazemos o 4.º tempo:dar um passeio,ir a uma festa de anos,fazer o campo de férias juntamente com outras comunidades…tudo o que for para animar a vida dos Amigos Especiais e suas famílias!

Representante do Movimento Fé e Luz no Conselho Paroquial de Pastoral: Constança Maria da Silva Festas Barbosa